Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Primeira vez na praia, o que eu senti o pisar no mar

Primeira vez na praia, o que eu senti o pisar no mar
felinathalia
Jun. 17 - 8 min read
000

Quer evitar perrengues na sua primeira ida à praia? Confere minha experiência e aprenda o que fazer e o que não fazer nessa aventura

Você já ouviu aquela frase: “qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?”. Pois é. Foi estimulada por essa pergunta que eu decidi, na minha última folguinha da universidade, ir pela primeira vez na praia.

A minha emoção de pisar a primeira vez na areia e sentir o balançar das ondas foi tão grande que nem sei explicar. Mas como nem só de experiências positivas é feita a primeira experiência na praia de uma pessoa, voltei para casa cheia de peripécias para contar.

A aventura foi tão grande que eu decidi montar um guia com a minha experiência e todas as dicas que eu gostaria de ter tido e não tive. Desde os “cuidados ao ir à praia” até “onde guardar pertences”, tudo para te ajudar a ter uma ótima experiência. Então confere a seguir!

Como planejar a viagem para a praia

Não faz muito tempo que eu decidi ir pela primeira vez na praia e se tinha uma coisa que eu sabia que precisava fazer era planejar toda a viagem. Resolvi tudo relacionado a passagem e hospedagem, mas ir à praia não é só isso e eu descobri a duras penas.

Passei alguns perrengues, mas aprendi que existem cuidados que devem ser tomados quando se vai fazer uma viagem ao litoral para evitar problemas futuros. Elenquei os que eu acho indispensáveis para você curtir o momento sem maiores transtornos.

Cuidados que devem ser tomados na praia

Minha estadia no litoral durou um final de semana e para mim, que não conhecia o mar e não sabia o que devia ou não fazer, foi tempo suficiente para aprender umas coisas bem básicas:

Se mantenha hidratado

Eu fiquei os dois dias inteiros que pude na praia, aproveitando ao máximo o mar e já no final do primeiro dia senti falta de uma garrafinha de água. No segundo dia eu levei do hotel, mas sempre que podia comprava água de coco que também é muito boa para hidratar.

Acredite, o calor e a água salgada dão muita sede e mesmo que você não sinta, está o tempo todo transpirando. Então é sempre bom ingerir líquidos para evitar uma desidratação.

Retoque o protetor solar a cada hora

Imagina a cena de quem passou dois dias no sol e só passava protetor solar quando saía para a praia. Pois é! No final da minha viagem eu aprendi que não adianta apenas passar o protetor solar no rosto e no corpo, é preciso reforçar ele de hora em hora.

Eu voltei pra casa com a pele tão vermelha que, com toda certeza, essa é uma lição que eu jamais vou esquecer. Os dias seguintes foram uma mistura de rosto besuntado de pasta d’água e pele descamando que eu não quero nunca mais repetir.

Maré

Quando eu decidi partir para a minha aventura, não fui atrás de indicações. Sempre quis muito conhecer a praia de Ponta Negra em Natal-RN e escolhi ela como destino. O problema é que dependendo de como esteja a maré, o mar pode estar bem agitado.

Por sorte, minha viagem coincidiu com dias em que a maré estava mais baixa e não tinha ondas agressivas. Mas uma dica que acho importante é você conferir as Tábuas de Maré para escolher dias em que dê para aproveitar mais o mar calmo.

Alimentação

No meu primeiro dia na praia não levei nada para comer e precisei fazer minhas refeições pelos bares e quiosques da orla. Ainda que a culinária seja deliciosa, isso pesou um pouco no meu bolso porque comida na praia é sempre mais cara.

Então preparar um cooler ou bolsa térmica com sanduíches naturais, frutas e biscoitos vale a pena e foi o que eu fiz no segundo dia. Ainda provei um churrasquinho de carne de sol com queijo coalho delicioso, mas nada que alterasse meu orçamento.

Insetos

Acredite se quiser, eu senti falta de um repelente na minha viagem. Não imaginava que insetos gostassem do calor, mas aprendi que existem uns tipos de pernilongo que adoram o clima tropical.

Então não faça como eu, coloque um repelente na sua mala e se proteja de picadas indesejadas.

O que fazer antes de ir para a praia

Com base na minha experiência de primeira vez na praia existem dois conselhos que eu acho primordiais:

01 Uma coisa que eu faço sempre antes de toda viagem, e que nessa me ajudou muito, foi planejar com detalhes os meus gastos. Não vale a pena ir para o litoral com o dinheiro contado, porque se algo sair do controle você pode passar aperto.

02 Antes de viajar também comprei duas roupas de banho para garantir. Como só ia passar um final de semana, a roupa usada no primeiro dia não ia estar limpa e seca para usar no segundo e usar roupa de banho molhada não é uma boa ideia.

Foram as melhores decisões que eu tomei e garanto que se você seguir meus passos, vai ter uma viagem mais tranquila e proveitosa.

O que não se deve fazer na praia

Percebi algumas coisas na minha viagem à praia e gostaria de passar alguns conselhos adiante:

Não espalhe lixo

Carreguei comigo nos dois dias saquinhos para juntar o lixo que gerei e acho que todos deviam fazer a mesma coisa. Principalmente se você for com um grupo, crianças ou bichos de estimação. É importante deixar a praia sempre limpa.

Jogador, não incomode o banhista

Eu não sou uma jogadora de frescobol, mas percebi que a praia é um ambiente repleto deles e percebi da pior forma: com uma bolinha que passou raspando minha testa e quase me acertou. Então, se você for um jogador do esporte, cuidado para não acertar banhistas.

Som alto

Eu sei que o ambiente pede uma musiquinha, mas se for ligar a caixinha de música para ouvir aquele pagodão que combina com um dia de mar, não aumente o volume. Eu fiz uma playlist especial para esses dias, mas ouvi baixinho para não incomodar ninguém. Fica a dica!

O que fazer para se divertir na praia

O que fazer na praia era uma das coisas que eu mais pensava quando planejei minha viagem porque queria aproveitar os mais de 20 anos sem conhecer o mar em dois dias. Então planejei algumas coisas que acho que podem te ajudar a se divertir:

  • Fazer passeios de barco

  • Caminhar na areia para conhecer toda a praia

  • Conhecer feirinhas de artesanato local

  • Praticar esportes aquáticos como stand up paddle

Onde guardar as coisas na praia

As únicas coisas de valor que levei comigo para a praia foi meu celular e algum dinheiro que sempre levo para alguma necessidade. Assim que cheguei fiz amizade com a dona do quiosque que estava me atendendo e quando ia entrar no mar, deixava essas coisas com ela.

Deu certo, mas depois descobri que existem bolsinhas à prova d’água que você pode usar para guardar celular e dinheiro e levar junto quando for entrar no mar. Também é uma boa opção.

Pronto para sua primeira vez na praia?

Espero que com minhas dicas te ajude a se planejar bem para ir ao litoral pela primeira vez e conhecer o mar. E se quiser ainda mais conforto e tranquilidade, eu tenho uma dica extra que é uma mão na roda para mim: o seguro viagem.

A TripHero costuma me acompanhar em todas as minhas aventuras e eu me sinto muito mais segura sabendo que tenho com quem contar, já que viajo tanto sozinha. Eles têm coberturas completas a partir de R$2,49 por dia. Vale a pena considerar e assinar um plano.

Seja para viagem nacional ou internacional, eu recomendo acessar o site e fazer sua cotação para descobrir quanto vai custar viajar protegido! Não faz mal dar aquela espiada, né?  


Report publication
    000

    Recomended for you