[ editar artigo]

O que levar para acampar? Guia para aventureiros

O que levar para acampar? Guia para aventureiros

Viajar é sempre bom e, às vezes,  estar rodeado pela natureza é tudo que a gente precisa 

Para que ocorra tudo bem, é importante saber o que levar para acampar. Se você for um campista experiente poderá atualizar sua listinha, já se for um iniciante aqui tem um passo a passo bem legal para facilitar sua viagem.

Acampar é uma das coisas que mais gosto de fazer, estar em meio a natureza me ajuda a reconectar comigo mesmo, por isso eu sempre me organizo bem antes para poder aproveitar o máximo da viagem.

Assim, preparei um checklist com tudo que a gente precisa pensar e saber para curtir a natureza tranquilamente, mas antes, precisamos saber para onde vamos, por quanto tempo e quanto queremos investir.

Para onde vamos?

Antes de decidir o que levar para um acampamento, precisamos saber para onde vamos, pois, a depender do local, podemos precisar de mais ou menos itens. Por isso, a primeira coisa a fazer é decidir se vai ser em um camping estruturado ou no meio da mata:

Se for na Mata:

Existe alguma localidade indicada na cidade? Se sim, o que falam a respeito, se não, é bom procurar algum guia local para indicar a área mais segura. Use o Google Maps para conhecer a região que pretende acampar, ver a distância dos espaços essenciais como hospital, farmácia, mercado, dentre outros;

Na região escolhida pega sinal de celular? Se sim, quais operadoras? E sinal de Internet, pega? É muito importante estarmos atentos às tecnologias, pois nunca se sabe quando vamos precisar!

Camping estruturado :

Existem áreas comuns, como, por exemplo, cozinha e banheiro? Como é a divisão do espaço? Quais operadoras pegam na área? Existe uma página ou perfil do lugar? É sempre bom ler alguns reviews. Graças a eles, já me livrei de várias furadas. 

Qual o preço? Campings mais simples custam cerca de R$10 a diária, já outros, mais estruturados, custam cerca de R$50. Tem até os chamados glamping que precisam de um investimento maior.

Além de definir o lugar que vai acampar é sempre bom guardar dinheiro para um seguro viagem, isto já me evitou várias dores de cabeça

Por quanto tempo?

É muito importante definir o tempo do acampamento, isto vai determinar o que levar para acampar, pois ninguém gosta de carregar um peso extra nas costas, não é mesmo? Quanto mais tempo, mais coisas!

Para facilitar esta nossa caminhada, vamos definir um tempo bem interessante de camping, três dias, não é nem longo demais, nem curto demais. Dá para aproveitar o espaço bem. 

O que levar para um acampamento de três dias?

Em cerca de 3 dias você pode curtir a natureza e tudo que o lugar oferece. Há coisas listadas abaixo que independem da quantidade de dias do camping, como abrigo e documentos, já outras é só dobrar ou triplicar a quantidade, a depender de quanto tempo você pretende acampar.

Abrigo

Toda estrutura que você precisa para dormir bem e curtir o dia. Muitas vezes poupamos aqui, mas não esqueça que o abrigo e a mochila cargueiro são os principais amigos do campista.

Barraca: 

Tamanho: sempre conte com um espaço extra de 1 pessoa, as barracas são pensadas só para a dormida, não contam com o espaço para as mochilas e itens necessários para o camping. Por exemplo, se estiver em dois leve uma com capacidade para três pessoas;

Qualidade: pense que a barraca é um investimento, dormir bem é essencial para curtir a viagem, por isso, dê prioridade para barracas impermeáveis, seladas e com sobreteto de qualidade, ninguém merece acordar todo molhado. 

Cama: 

Colchonete: Por ser leve não ocupa muito espaço, ideal para viagens mais curtas, devido o conforto, e em lugares mais quentes, ou;

Colchão inflável: Leve e fácil de organizar na mochila, confortável, ideal para lugares mais quentes, ou;

Saco de dormir: Ocupa um espaço maior, mas é o ideal para áreas mais frias, devido ser isolante.

Cobertor: Além de servir na hora de dormir, é um item para esquentar em lugares mais frios;

Travesseiro: Item importante para o conforto, principalmente se você estiver usando colchonete ou colchão inflável;

Isolante Térmico: Serve para evitar o frio e a umidade do chão.

Roupas

Quando se fala em peças de roupas, o que levar para acampar  talvez seja a questão mais difícil para a maioria das pessoas, quem nunca levou peças para todas as ocasiões e acabou sem usar nenhuma, só levando peso extra?

Pois bem, agora vou dar umas dicas chave que devemos levar em conta para economizar espaço e nossa coluna. Sempre pense se o canto é frio ou quente para poder definir as peças, mas sempre devemos levar peças coringas. 

Peças leves: No camping, a gente acaba sempre fazendo muita coisa, assim peças leves facilitam nas atividades físicas e também são mais fáceis de secar, caso tenha a opção de lavar as peças no acampamento, por isso camiseta e short são apostas certas;

Peças impermeáveis: Estas são essenciais, elas ajudam a nos proteger melhor da chuva. Invista em  tecidos com tecnologia para esporte, pois permitem melhor ventilação;

Segunda pele: Conhecidas desta forma por serem peças leves e coladas ao corpo, são básicos para lugares com muitos mosquitos e pernilongos. Além disso, elas oferecem uma proteção extra contra o sol;

Jaqueta: Quem já acampou sabe que, do nada, a temperatura baixa, surge uma chuva e pronto, o camping vira lago. A melhor forma de se proteger é tendo esta peça-chave, é importante notar se a peça é impermeável, pois em uma chuvarada, no meio do nada, é bom estar quentinho e seco.

Não esqueça das peças íntimas, biquínis, sungas e meias grossas.

Calçados

Quando vamos a um acampamento acabamos por fazer muitas coisas em pé, ficamos de um lado para o outro montando o abrigo, fazemos trilhas, escalamos pedras, por isso, pensar com carinho em nossos pés é sem dúvida um cuidado que vale a pena. 

Sandália/Chinelo: Para atividades mais tranquilas e relaxantes, uma sandália confortável é muito importante e deixa o pé respirar melhor, principalmente em regiões quentes. Um cuidado a se tomar é escolher uma peça que fique segura no seu pé, para evitar acidentes.

Tênis ou botas cano curto: Para as atividades mais pesadas é essencial termos um calçado que proteja nosso pé, se possível impermeável, pois ficamos mais seguros em qualquer situação. Solas tratoradas ajudam a criar mais segurança em lugares mais desnivelados.

Acessórios

Além de estilosos, os acessórios são itens necessários na vida de um campista, pois trazem uma segurança de proteção extra, por isso, não se esqueça deles. 

Boné ou chapéu: Serve como uma proteção em dias ensolarados, um ou outro, tanto faz, vai depender de seu estilo;

Óculos: Invistam em óculos com proteção UVA/UVB, eles são ótimos para proteger nossos olhos do sol.

Cozinha

Se no espaço do seu camping houver uma cozinha coletiva com os equipamentos básicos como fogão, microondas e freezer tudo fica mais fácil, mas se não tiver? O que levar para acampar? Quando você vai para um camping mais simples ou no meio da mata alguns itens são básicos:

Fogão de camping ou fogareiro: Se pretende cozinhar muito tem que levar, busque um botijão compacto para alimentar o fogo;

Panelas, abridor de lata e coador:   Foque em peças-chave, uma panela com tampa e se possível uma frigideira, pois aquece mais rápido;

Talheres e pratos: Separe um kit básico com prato, garfo, faca, colher, copo e uma faca de corte. Estes objetos devem ser reutilizáveis, um campista não só gosta da natureza, mas também cuida dela. Se não for possível, leve sacos de lixo para o descarte;

Garrafa térmica: Item básico, serve tanto para bebidas quentes quanto frias;

Cooler: Quando acampamos, normalmente, não temos acesso fácil a pontos de energia, por isto o cooler serve como um recurso para manter as bebidas mais frescas, principalmente em campings mais quentes;

Fósforo, isqueiro ou acendedor: Item básico para facilitar tanto acender o fogão quanto criar fogueiras para esquentar em noites mais frias.

O que levar para comer em um acampamento?

Ao falarmos sobre comida, sabemos que cada um tem seus gostos  e preferências e é importante pensar nisto ao preparar sua mochila, principalmente se o acampamento for em grupos que você não tenha tanta intimidade.

Afinal, ninguém merece estar rodeado pela natureza e com fome!

A escolha do que comer vai depender do tempo que você vai ficar no camping. Mas, como estamos pensando em um acampamento de três dias, há a opção de levar comidas já prontas ou frescas, como frutas, usando até o cooler em alguns casos como espaço de armazenamento, caso não haja outro meio. 

Porém, se você pensa em períodos mais longos,  é bom colocar em mente o uso de enlatados, pois já possuem um armazenamento adequado e duram mais tempo, além de oferecer maior praticidade no dia a dia. E não se esqueça, beba muita água, estar hidratado é essencial a um campista. 

Higiene e saúde

Este é um ponto que quando somos iniciantes sempre falhamos, o que levar para acampar de produtos de higiene e saúde, pois sempre achamos que nada pode dar errado, mas pode! Por isso, é bom estarmos seguros que temos o básico para aquela dor de cabeça chata que aparece e estraga o momento. 

Listei abaixo alguns itens que são essenciais para higienização e que nos protegem de possíveis desconfortos que possam surgir: 

Kit de primeiros socorros: Isto é básico, não podemos esquecer, normalmente você pode comprar este kit já pronto, caso tome alguma medicação especial não esqueça de levar e, se possível, fale para alguém ou deixe informado na carteira, em caso de urgência;

Repelente: No meio da mata o que não falta é mosquito, o repelente além de proteger de picadas, facilita as noites de sono;

Protetor solar e hidratante: O cuidado com pele é importante, inclusive para evitar queimaduras de sol, leve um fator de proteção um pouco maior do que você usa frequentemente, devido a alta exposição ao sol;

Escova de dente, pasta, fio dental, sabonete, papel higiênico, shampoo e toalha: Às vezes, nos preocupamos tanto com o todo que esquecemos do básico, se puder ter um kit separado só para este eventos facilita muito, usar frascos menores ajuda a ganhar espaço na mochila; 

Lenços umedecidos e álcool em gel: Nem sempre é fácil tomar um bom banho ou lavar as mãos, por isso, ter lenços umedecidos e álcool em gel  facilita a higienização e nos deixa mais confortáveis.

Lazer

Estar em meio a natureza é ótimo, mas, às vezes, bate um tédio, principalmente se você for com crianças, por isso é sempre bom levar algo para se divertir. 

No geral, jogos de cartas são portáteis e práticos, são fáceis de jogar e, se formos criativos, podemos até com um mesmo baralho jogar diversos jogos. Caso você queira ficar mais na sua, talvez, por aquela leitura em dia, seja uma boa. 

Segurança

Normalmente, se formos para campings mais estruturados, já temos uma equipe de suporte que cuida do espaço, por isso, só precisamos levar o básico, como lanterna, para caso precisemos sair à noite para alguma atividade.

Se formos para a mata, é importante pesquisar, ver os principais bichos e animais da região e, se possível, pedir a orientação de um guia local. A natureza é nossa casa, mas, em várias regiões, por exemplo, há plantas venenosas e os guias normalmente conseguem nos ajudar a ficar em segurança.

Documentos, o que levar para acampar?

Por fim, é sempre bom ter em mão um documento de identificação, caso vá de transporte próprio, confirme os documentos do veículo e se certifique que está tudo em dia. 

Agora que já sabemos tudo o que levar para acampar, é só organizar seu checklist, arrumar a mochila e pé na estrada!

comunidade.triphero
felinathalia
felinathalia Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você