Comunidade TripHero
Comunidade TripHero
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Certificado de vacinação para viajar: Tire suas dúvidas.

Certificado de vacinação para viajar: Tire suas dúvidas.
Suzana do val
jul. 21 - 4 min de leitura
000

 

Você está ansioso para voltar a viajar? Eu também! A boa notícia é que com as campanhas de vacinação evoluindo pelo mundo estamos caminhando para a abertura dos países a viajantes. 

Conforme vão abrindo suas fronteiras os países tem discutido o uso de certificado de vacinação de Covid-19 para viagens ou passe de saúde. A certificação de vacinação pouparia os viajantes de fazer quarentenas ao chegar no país e apresentar testes negativos para o vírus.

O tal "passaporte de vacinação" global ainda não foi implementado em nenhum país, mas alguns que estão abrindo suas fronteiras já pedem certificado de vacinação. No post abaixo vou tirar algumas dúvidas comuns sobre o assunto e também mostrar como conseguir o seu certificado aqui no Brasil, pelo portal do SUS na internet.

 


 

Dúvidas comuns:

- O que é "certificado de vacinação", “passaporte de saúde” e "passe de saúde"?

certificado de vacinação de COVID para viajar, é a prova de que você foi imunizado especificamente contra a COVID-19. Nele constam a data de sua vacinação, quantas doses foram administradas e de qual imunizante.

Já o “passaporte de saúde” é um documento de padronização internacional, como o passaporte que está em discussão e ainda não foi implementado.  Ele agregaria mais informações sobre a saúde do viajante, como deficiências, alergias e diversas vacinas. O que nós brasileiros poderíamos usar como comparação seria o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), por exemplo, emitido pela Anvisa e aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse certificado vem sendo utilizado há mais de 50 anos em formato de papel para comprovar a imunidade a diferentes doenças. Se você já viajou para algum país que pede vacinação de febre amarela, já o utilizou certamente.

Os "passes de saúde" são iniciativas desenvolvidas por companhias aéreas, entidades não-governamentais e empresas de tecnologia com o intuito de agrupar e padronizar informações de saúde de cada passageiro relacionadas ao Covid-19 e assim facilitar a retomada das viagens internacionais pós-pandemia.

 

Existe hoje algum recurso semelhante ao certificado de vacinação de Covid para viajar?

Ainda não há um certificado de vacinação internacional para viajar. Porém, para facilitar viagens e eventos em território nacional, o Ministério do Turismo e o Ministério da Saúde firmaram uma parceria para incentivar o uso da plataforma Conecte SUS como certificado digital de vacinação. A intenção é que prefeitos e governadores utilizem esse recurso para organizar a retomada segura das atividades turísticas no país.

Além de informações sobre o histórico de saúde, dados de atendimentos realizados, medicamentos distribuídos no SUS e a localização de serviços de saúde, o Conecte SUS disponibiliza as informações específicas sobre quem já tiver sido vacinado: qual vacina foi aplicada, lote de fabricação e data em que a dose foi tomada. Por meio de um QR Code é possível emitir uma certificação digital válida em território nacional. O Conecte SUS está disponível na Play Store (Android), Apple Store (iOS) e em versão Desktop, clicando aqui. (confira o passo-a-passo para obter seu certificado no final deste post)

 


 

Como obter seu certificado de vacinação digital pelo Conecte SUS

Como disse acima, o Conecte SUS é uma plataforma digital que está disponível como aplicativo para Android e iOS e também na versão desktop. Vou mostrar para vocês como obter seu certificado pelo computador.

1- Acesse o portal Conecte SUS em seu navegador.

(Clique em pular na página acima)

2- Clique no botão "Vacinas"

3- Clique no botão "Acesse agora"

4- Faça login. Se já tiver cadastro em um site gov.br é só inserir seu CPF e senha no lado direito. Senão, clique no botão "Crie sua conta gov.br"

5- Depois de logado você ira retornar a esta tela, com seus dados cadastrais no topo. Clique novamente no botão "Vacinas"

6- Nesta tela você verá as informações sobre sua vacina. Clique no botão "Carteira de Vacinação Digital" na parte debaixo da tela.

7- Pronto! Seu Certificado irá abrir no site como um PDF que pode ser salvo, ou impresso.

Post atualizado 21/07/21

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você