Comunidade TripHero
Comunidade TripHero
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

10 destinos para quem ama cultura Viking!

10 destinos para quem ama cultura Viking!
Thiago Favero
jun. 30 - 8 min de leitura
000

A cultura viking tem cativado pessoas pelo mundo afora há muito tempo, mas recentemente, impulsionado pelo sucesso da série "Vikings" do Netflix (ótima série aliás se você está procurando uma) o tema está em mais evidência do que nunca.

Por ser uma cultura tão rica e que se espalhou por muitos lugares é possível criar um incrível roteiro de viagem visitando alguns dos principais locais Viking do mundo. Da província mais oriental do Canadá à Groenlândia, Islândia, Escandinávia e além, vou listar para vocês os 10 lugares mais legais para viajar e se sentir um verdadeiro viking!

 

1- Newfoundland - Canadá

Situado na província mais oriental do Canadá, L'anse aux Meadows é o único assentamento Viking original na América do Norte. Por lá você pode desfrutar de paisagens deslumbrantes, muitas vezes incluindo icebergs no final da primavera e início do verão, e também pode seguir os caminhos e trilhas criados pelos exploradores séculos atrás. Por lá você vai encontrar algumas ruínas originais que podem ser exploradas e edifícios recriados como uma típica tenda onde os vikings moravam. Perto de lá está o porto de comércio chamado Norstead, onde é possível praticar ou conhecer atividades culturais como jogar machados, assistir ao fio de lã sendo tecido, sentar-se na cadeira do chefe da vila segurando uma taça de bebida feita de chifre e uma espada e tentar sua sorte em um jogo nórdico tradicional. Um programa viking completo!

 

2- Vila Gasadalur - Ilhas Faroe

Localizada ao norte da Escócia, entre o Mar da Noruega e o Atlântico Norte, esta província de propriedade da Dinamarca é famosa pelo folclore viking e papagaios-do-mar (simpático pássaro de bico curvo). O primeiro nórdico chegou a região por volta de 825 DC e ao contrário daqueles vikings que viajavam para pilhagem, eles vieram para se estabelecer e viver em (certa) paz. Hoje há uma série de fazendas vikings antigas que podem ser visitadas como Kvivik, que os especialistas acreditam datar por volta do século 10, construída perto de um pequeno rio que fluí por um vale até o mar. Muitos artefatos interessantes foram descobertos e podem ser vistos no Museu Histórico de Torshavn, uma das atrações mais populares nas Ilhas Faroe. É um lugar único de paisagens incríveis e cheio de história.

 

3- Ilhas Shetland - Escócia

As ilhas Shetland foram sede de fortalezas vikings e as marcas da passagem deles por lá ainda pode ser vista hoje, incluindo nomes de lugares, características geográficas, nomes pessoais, construções e muito mais. O dialeto das Shetland também possui palavras com origens no antigo nórdico. A cidade de Lerwick é famosa por seu festival anual "Up Helly Aa Viking" e fora da cidade há evidências de assentamentos em Old Scatness e Jarlshof, Catpund e Cunningsburgh.

 

4- Tasiilaq - Groenlândia

A Groenlândia foi casa do mais famoso viking da história, Eric o vermelho, há mais de mil anos atrás. Seu legado foi seguido por muitos mais colonos nos 500 anos seguintes. Os rastros e influências destes primeiros vikings são fáceis de encontrar nos fiordes do interior, nas regiões sul e oeste do país, onde é um pouco mais quentinho, se é que dá pra dizer isso na gélida Groenlândia. Há uma série de atrações fascinantes para explorar no país. Você pode a reconstrução da primeira igreja cristã construída no continente da América do Norte, e a casa de Eric, o Vermelho, na porta ao lado. Existem muitas ruínas de pedra bem preservadas de armazéns, fazendas, estábulos e muito mais.

 

5- Skógar - Islândia

Diz a lenda que a Islândia foi batizada com este nome por um viking malandro que tentou esconder que a terra recém descoberta era na verdade uma terra verdejante e notável, digna da inveja de todo o mundo nórdico, ele queria que seus concorrentes a imaginassem como gélida e sem vida. Os vikings noruegueses chegaram no século 9, perseverando através da deriva do gelo, invernos rigorosos e erupções vulcânicas inesperadas. Hoje, os islandeses são descendentes diretos desses vikings e há vários locais na Islândia que podem ser explorados para se ter uma visão em primeira mão dessa história. O museu nacional da Islândia em Reykjavik inclui exposições focadas no período de assentamento Viking, enquanto seu vizinho, o "Viking World" mantém uma réplica exata de um navio Viking do século IX. O Museu Vivo de Eiriksstadir apresenta uma réplica da casa e da fazenda de Erik, o Vermelho. Este também foi o lugar onde o lendário Leif Erikson nasceu.

 

6- Ribe - Dinamarca

Há muito para explorar na Dinamarca, incluindo a cidade de Ribe, a mais antiga da Dinamarca e uma das cidades mais importantes durante a Era Viking. Escavações revelaram que vikings viveram aqui séculos atrás e muitas das descobertas podem ser exploradas no Ribe Viking Center, incluindo a culinária da época. Ervas, frutos silvestres, cogumelos e demais alimentos da região são preparados em fogo aberto num evento que todos podem participar. Há também um excelente museu de navios viking em Roskilde, a oeste de Copenhagen, com cinco enormes navios que foram escavados em um fiorde próximo ao museu e reconstruídos.

 

7- Gudvangen, Noruega

O Vale Viking fica no coração da paisagem única do fiorde norueguês. Lá a vila de Njardarheimr, traz à vida a história e cultura da era Viking. Trata-se de um local histórico cultural vivo construído historicamente como as pessoas da época viviam. Aqui, as histórias cativantes dos vikings e sua era são recontadas sem a monotonia de um museu. Aqui não há atores fantasiados, mas pessoas reais de todas as idades que têm a era Viking como estilo de vida e transmitem seus conhecimentos e cultura para os visitantes. Tudo isso somado as incríveis belezas naturais da região, tornam a viagem em algo inesquecível. Você se sentirá transportado ao passado e irá viver como um verdadeiro viking!

 

8- Birka - Suécia

Embora a Noruega seja mais famosa que a Suécia quando assunto é vikings, na verdade houve mais expedições que começaram na Suécia. Pesquisadores da Universidade de Estocolmo encontraram recentemente a primeira guerreira viking com status de chefe confirmado em um cemitério na cidade de Birka, que é um lugar ideal para começar sua exploração. Fundado em meados do século 8, a cidade era um centro comercial vital do norte da Europa. Reconstruções da casa dos vikings e eventos especiais fornecem um excelente sabor da vida na época.

 

9- York - Inglaterra

Com ataques frequentes dos vikings na Grã-Bretanha, há muitos lugares excelentes para explorar lá também, com York sendo um dos principais. Por lá os guerreiros vikings abriram caminho através da Inglaterra, conquistando a cidade anglo-saxônica, e acabaram se estabelecendo. Visite o "Jorvik Viking Centre" com dioramas em tamanho real representando a vida Viking na cidade e cerca de 800 relíquias da época. O lindo mosteiro de "Lindisfarne Priory" em Northumberland, que foi abandonado por monges após vários ataques, também vale uma visita.

 

10- Isle of Man - Reino Unido

A Ilha de Man tem uma herança viking significativa, lar de castelos, propriedades, monumentos e sítios arqueológicos. Um dos destaques é o Castelo de Peel, o forte de Magnus Barefoot, o Rei Viking de Mann do século 11 e a Casa de Manannan, que oferece muitas maneiras de mergulhar na cultura Viking, incluindo um navio e artefatos Viking. Visite Braaid, as ruínas de uma colônia de fazendas célticas e vikings, que hoje são formadas pelas fundações de dois casarões e um círculo de pedra de uma casa céltica.

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você