Comunidade TripHero
Comunidade TripHero
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

07 praias do nordeste que você deve visitar

07 praias do nordeste que você deve visitar
felinathalia
jun. 9 - 8 min de leitura
000

Guia dos destinos mais frequentados pelos apaixonados por belezas naturais 

Você já deve ter pensado em alugar um carro, sair viajando por aí e conhecer lugares incríveis quando a vacina chegar, certo? Não aguentamos mais ficar em casa e esse seria um belo jeito de comemorar o fim da pandemia de COVID-19.

Foi exatamente isso que eu fiz nas últimas férias, quando nem imaginávamos o que viria pela frente, e o meu destino foram as praias do nordeste brasileiro. A ideia era sair do Recife e cortar todo o litoral para conhecer aqueles cenários paradisíacos que eu só via em foto.

Voltei para casa com muitas memórias boas, a energia recarregada e decidi fazer esse guia das 7 melhores praias que conheci, para te inspirar a fazer o mesmo roteiro. Então confira as dicas de para onde ir, o que fazer e muito mais!

Pé na estrada rumo às praias do nordeste brasileiro

O nordeste brasileiro é lindo, encantador e, quando surgiu a oportunidade de fazer essa viagem, bateu aquela sensação boa, sabe? Ao contrário do que se possa imaginar, é fácil conhecer diversas praias de diferentes estados em um mesmo roteiro.  

Eu iniciei meu passeio por Pernambuco e te aconselho a fazer o mesmo. Recife é uma capital central, do ponto de vista do tráfego aéreo, e de lá fica mais fácil conhecer os outros estados vizinhos. Então vamos lá!

1. Praia de Carneiros, Pernambuco

A Praia de Carneiros está na lista das melhores praias do Pernambuco e não é à toa. Localizada em Tamandaré. Ela fica a 100 km da capital, Recife. Pela Rodovia PE-60 são 1 hora e 47 minutos para chegar lá. Cada segundo na estrada valeu muito a pena.

Carneiros ganhou visibilidade nos últimos anos e merece cada admirador que tem. Lá, encontrei uma praia tranquila, rústica, mas com uma boa estrutura para receber o turista. Tem como fazer passeio de catamarã e conhecer as piscinas naturais do lugar.

Para quem gosta de aventura, dá para praticar stand up paddle e depois curtir uma praia sem ondas, na frente da igrejinha local. Para comer, o Bora Bora é um ótimo restaurante à beira mar. Comidinha deliciosa e uma paisagem linda: a combinação que a gente gosta. 

2. Porto de Galinhas, Pernambuco

Depois de dois dias na Praia de Carneiros, foi o momento de pegar 1 hora de estrada e conhecer Porto de Galinhas, que fica a 50 km de Recife. Já tinha ouvido muito falar de lá, então estava empolgada pra ver de perto as piscinas naturais.

Lá tem várias opções para quem gosta de esportes aquáticos, passeios ecológicos ou pra quem quer só curtir o visual da praia mesmo. Porto, para os íntimos, é um paraíso e a gastronomia é uma experiência sem igual.

O peixe na telha servido no restaurante de mesmo nome é de comer rezando. Até hoje, lembro do sabor. Delícia! Essa é uma indicação que não poderia faltar. Os passeios de catamarã são lindos e a água cristalina já revela o que vamos encontrar em alto mar.

Ah! Também fiz mergulho e indico. Principalmente porque, em Porto, é possível não só conhecer a vida marinha natural do lugar, mas também se deliciar nas áreas de naufrágio. Bastante interessante!

3. São Miguel dos Milagres, Alagoas

De Porto de Galinhas, segui viagem para Alagoas, mais precisamente para São Miguel dos Milagres. Apaixonante! Esse é o adjetivo que descreve melhor o lugar. Um paraíso calmo e tranquilo, mas com muitos atrativos para aproveitar.

O santuário dos peixes-bois e o centrinho não podem faltar na sua visita a São Miguel dos Milagres. Eu amei o passeio de jangada e a visita às piscinas naturais da Praia do Patacho. São quilômetros e quilômetros de um mar azul turquesa belíssimo.

Ah! E dá para nadar com os peixinhos. É uma experiência indescritível. À noite, você precisa conhecer o Villa Milagres, que tem um restaurante super charmoso para tomar um bom drink. Aproveitei a ocasião para garantir as lembrancinhas de toda a família.

4. Barra Grande, Alagoas

Ainda em Alagoas, segui para Barra Grande porque queria conhecer o Caminho de Moisés. Esse é um passeio bem específico, mas que não pode faltar quando você for conhecer as praias do nordeste.

Quando a maré está baixa em Barra Grande, um banco de areia divide o mar em dois. E pra ser bem sincera? Não lembro de ter conhecido um mar tão lindo como o de Alagoas e esse corredor de areia é só mais um espetáculo natural do lugar.

São 2000 metros de caminho de areia cercado pelo mar tranquilo, azul turquesa de água cristalina. Depois do passeio, é uma boa pedida almoçar no restaurante Casa da Praia Lounge, os petiscos são fresquinhos e os drinks uma delícia.

 

5. Coqueirinho, Paraíba

Com o tour por Alagoas finalizado e apenas 4 horas de estrada, fui conhecer a praia de Coqueirinho, na Paraíba. Ela fica no município do Conde, região metropolitana de João Pessoa, capital do estado.

O que chama atenção em Coqueirinho são as várias falésias coloridas que contrastam com o resto da paisagem do lugar. Inclusive, são essas as características que marcam o litoral sul da Paraíba que tem um mar mais agitado. Ótimo para quem gosta de aventura marítima.

Lá é uma delícia porque a faixa de areia é bem extensa e os coqueiros fazem sombras ótimas para quem pretende passar o dia na praia. Mas você terá muito mais do que isso pra  fazer. Minha dica é alugar um buggy e conhecer os lugares mais distantes da praia.

Nos quiosques e bares da praia, vale a pena pedir a moqueca de peixe que vem acompanhada de outros frutos do mar.

6. Tabatinga, Paraíba

Ainda na Paraíba, me indicaram conhecer a praia de Tabatinga, também no Conde. Ela fica bem próxima a Coqueirinho, então não foi um grande esforço resistir à ideia de conhecer mais da Paraíba.

E olha, não me arrependi. Tabatinga está entre as mais lindas praias da Paraíba e você não precisa de muito para entender o porquê. Ela é bem mais calma que Coqueirinho, em todos os sentidos, e tem até quem a chame de “praia privada”.

Para quem quer um diazinho de descanso, ela é ideal. A água do mar é bem morninha e, em um ponto específico, você pode conhecer o encontro do rio com o mar. Então está nas suas mãos escolher tomar banho de água doce ou salgada. Minha dica? Faça os dois!

Como não tem muita estrutura, vale a pena se preparar para ir a Tabatinga e levar um lanchinho de casa. Um dia já basta para você conhecer o lugar e não se arrepender.

7. Praia do Madeiro, Rio Grande do Norte

Terminei minha viagem conhecendo a Praia do Madeiro, no Rio Grande do Norte, e te aconselho a fazer mesmo para fechar seu roteiro com chave de ouro. Madeiro pertence ao município de Tibau do Sul, que é bem famoso por causa da praia de Pipa.

A 85 km de Natal, a Praia do Madeiro dá um show de natureza preservada e cenários paradisíacos. Mas é preciso se atentar à Tábua das Marés, uma vez que só tem bom acesso quando a maré está baixa.

Ondas calmas, extensa faixa de areia e quiosques à beira mar… tudo junto e misturado em lugar sem igual. Tem uma escadaria  com vista privilegiada de toda a praia e eu te aconselho a conhecer. Vale muito a pena ver todo aquele paraíso de cima.

À noite, o Madeiro Beach é uma boa pedida para tomar um drink e curtir a noite de Tibau do Sul. Por ser próximo a Pipa, também existe a possibilidade de curtir a noite no centrinho com muita badalação.

Roteiro pronto e aprovado? O litoral do nordeste brasileiro está esperando para ser desbravado por você.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você