Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

5 parques incríveis pelo mundo que você precisa conhecer!

5 parques incríveis pelo mundo que você precisa conhecer!
Suzana do val
May. 31 - 8 min read
000


Se você ainda está receoso para viajar pós pandemia, que tal ir conhecer os melhores parques naturais do mundo e ficar ao ar livre onde o perigo de contágio é extremamente reduzido?

Os cientistas dizem que o contágio pode ocorrer ao ar livre, mas as chances são muito reduzidas. Isso porque o ar livre dispersa e dilui o vírus. Também ajuda a evaporar as gotículas de líquido em que é transportado, que são expelidos por alguém infectado quando tosse, espirra ou mesmo quando fala. A luz solar ultravioleta, por sua vez, geralmente mata o vírus quando exposto à luz do sol.

Fiz uma lista dos 5 mais bonitos e preservados parques do mundo para você curtir suas próxima viagem com muita natureza e segurança!

 

Parque Nacional Suíço - Zernez/Suíça

O Parque Nacional Suíço encontra-se no Cantão dos Grisões, no leste da Suíça, entre Zernez, S-chanf, Scuol e o desfiladeiro de Fuorn, na Engadina, próximo à fronteira com a Itália.

As maravilhas em seu interior podem ser desfrutadas numa área de mais de 170 quilômetros quadrados. O parque faz parte da Reserva da Biosfera da Unesco, desfrutando do mais alto nível de proteção a uma reserva natural. O resultado é uma maravilha geográfica, uma paisagem extraordinária de florestas e montanhas, lagos e rios que recebe apenas 150 mil visitantes por ano, o que garante uma visita pacífica, tranquila e com poluição baixíssima. O Parque Nacional Suíço, fundado em 1914, é o mais antigo dos Alpes.

Graças à rigorosa conservação da natureza (não é permitido sair das trilhas demarcadas) ibexes, camurças, marmotas, lebres do norte, lagartos e pássaros diversos podem ser observados na natureza.

O centro para visitantes em Zernez abriga exposições permanentes sobre o Parque Nacional, exposições sobre a história da evolução natural e uma plataforma para organizações de conservação da natureza. Excursões para crianças e famílias exploram o parque a fundo e incentivam a exploração lúdica e a descoberta do meio ambiente, até mesmo para crianças pequenas. É um programa lindo e para toda a família!

 

Parque Nacional de Banff - Alberta/Canadá

Com 664.100 hectares de paisagens montanhosas espalhadas pelas magníficas Montanhas Rochosas canadenses. Parque Nacional de Banff é o principal parque do país. Com seus lagos cor de turquesa, montanhas dignas de cartões postais e uma grande abundância de flora e fauna. Todos esses fatores ajudaram a torná-lo também um Patrimônio Mundial da Unesco. 

A região de Banff tem trilhas bem demarcadas com diversos níveis de dificuldade. Algumas delas podem ser realizadas facilmente por crianças, idosos e cadeirantes. Na cidade, também é possível fazer passeios de bicicleta, canoa, barco, praticar pesca esportiva e escalada em rocha, neve e gelo.

Animais selvagens podem ser vistos andando pelo parque como alces, veados, esquilos e pássaros de diversas espécies. Existem também ursos na região o que pode representar algum risco, mas somente nas trilhas que se estendem na parte mais interior do parque. Na cidade existem treinamentos e sprays anti-urso para se lidar com estes encontros.

É também possível acampar no parque, para isso é necessário se obter uma licença na cidade, o que não é difícil.

A melhor época para conhecer o local é o verão, quando todas as trilhas estão abertas e os dias tendem a ser bastante ensolarados e relativamente quentes, mas se seu objetivo é conhecer as incríveis luzes da aurora boreal, elas só aparecem no inverno. Pode ser um bom motivo para visitar o parque mais de uma vez. :)

 

Parque Nacional Fiordland - Te Anau/Nova Zelândia

 

Você sabia que existem fiordes na Nova Zelândia? Esculpidos por antigas geleiras há cerca de 10 mil anos, os fiordes neozelandeses são chamados de Sound pelos nativos e contam com grandiosos penhascos mergulhando em águas cristalinas. Reunidos em um só (gigantesco) parque, são um prato cheio para quem quer conhecer vistas deslumbrantes e se imergir na natureza quase que intocada pelo homem.

O Parque Nacional Fiordland fica situado no sudoeste da Ilha do Sul e tem 1,2 milhão de hectares inundados por picos de montanhas, vales exuberantes e lagos de água doce cristalinas que são tão claras e estáticas que o visitante tem a impressão que está flutuando em um espelho durante o passeio de barco. As trilhas de caminhadas abrangem quase todas as paisagens imagináveis do mundo: desde túneis e cavernas até passarelas que cruzam com cachoeiras imponentes.

Como o tamanho do parque, a visita é geralmente dividida entre os diferentes "sounds". Conhecer cada um deles pode levar o dia inteiro então reserve sua viagem para vários dias, vale a pena conhecer ao menos 4 deles: Milford Sound, Doubtful Sound, Dusky Sound e Breaksea Sound

 

Parque Nacional de Göreme - Capadócia/Turquia

O Parque Nacional de Göreme é patrimônio mundial da UNESCO e está localizado na parte central da Turquia, que é uma área vulcânica que inclui o Monte Erciyes e o Monte Hasan. Os limites do parque nacional abrangem uma área de100 quilômetros quadrados.

As atrações do parque são tanto as paisagens esculpidas pela erosão do vento e da água nas rochas calcárias e vulcânicas como as inúmeras igrejas e mosteiros bizantinos como as habitações "trogloditas" que foram cavadas de maneira subterrânea nas rochas e montes locais.

Este estilo de construção resultou em um conjunto complexo subterrâneo de cavernas, igrejas, estábulos para animais e moradias. Túneis e conexões subterrâneas revelam um sistema de 8 andares de profundidade entre essas formações rochosas que é incrível. Uma verdadeira cidade complexa se esconde debaixo das formações geológicas.

Mais recentemente, essas construções estão sendo aproveitadas para hotéis e pensões, uma boa idéia para se hospedar e se inserir na cultura local. 

Ao descobrir e explorar Goreme, você retornará aos tempos antigos enquanto visualiza a vida daqueles que descobriram este refúgio.

 

Parque Nacional de Yellowstone - Wyoming/EUA

Criado em 1872, o Parque Nacional de Yellowstone é o mais antigo e talvez o mais famoso parque nacional dos Estados Unidos. Situado em Wyoming e estendendo-se ao longo das fronteiras do estado em Idaho e Montana.

Yellowstone contém cerca de 9.000 quilômetros quadrados de lagos de águas cristalinas, impressionantes desfiladeiros, vastas pradarias e quedas d'água. No entanto, o parque é mais famoso por seus gêiseres, que espirram águas ferventes a alturas impressionantes.

O Yellowstone recebe anualmente mais de 3 milhões de visitantes que vêm de todo o mundo para ver o Old Faithful entrar em erupção, o vapor das termas de Mammoth Hot Springs e as centenas de pequenas poças de lama borbulhar.

O parque é muito bonito nos meses de verão, mas uma visita fora de temporada é mais tranquila. Outra maneira de encontrar paz e tranquilidade é desviar um pouco mais da extensa rede de estradas pavimentadas do Yellowstone. O parque dispõe de centenas de quilômetros de trilhas sinuosas por todo o Vale de Lamar e ao longo da borda do Grand Canyon do Yellowstone. Quanto mais você se afastar, maiores serão as suas chances de ver alguns dos famosos animais selvagens do parque (como bisões, alces e ursos).

 


 

Conhecer parques naturais e se envolver na natureza é conhecido como ecoterapia. Os japoneses que são pioneiros neste conceito batizaram essa atividade como Shinrin-Yoku, que significa banho na floresta.

Essa prática não só traz benefícios mentais, mas também proporciona uma melhora no seu funcionamento corporal. As árvores emitem óleos essenciais que comprovadamente estimulam nosso sistema imunológico, reduzem a pressão arterial e muito mais!

Esses locais que exigem exercícios também vão oferecer um pouco mais de saúde mental. As endorfinas que são liberadas quando nos movimentamos interagem com os receptores cerebrais e aliviam o estresse no corpo.

Está convencido? Então boa viagem! :)

 

 


Report publication
    000

    Recomended for you